domingo, 11 de fevereiro de 2018

Amor !


Bom carnaval !



A História do Carnaval !
Já se perguntou como surgiu a maior manifestação cultural do mundo? Apesar de ter sua origem incerta, engana-se quem acha que o carnaval nasceu em solo brasileiro. Acredita-se que tenha surgido na Grécia por volta do ano 520 A.C. com reuniões regadas a vinho na intenção de se divertir, celebrar a chegada da primavera e a fertilidade da terra. A festa era celebrada em nome do deus Dionísio, o deus dos ciclos vitais, das festas, do vinho, do teatro e dos ritos. Esse tipo de comemoração se tornou popular em Roma durante os primeiros séculos da era Cristã.
O nome Carnaval vem do grego “Carne Vale”. O significado está ligado ao fato da festa pagã acontecer durante os três dias que antecedem a quaresma, considerada uma prazerosa despedida dos pecados da carne. Esse nome surgiu depois que a celebração foi liberada pela Igreja Católica que, antes pecaminosa, em 1545 passou a fazer parte do calendário Gregoriano e ser reconhecida como uma festa popular de rua, sofrendo várias modificações até chegar nos dia de hoje.
No Brasil, o carnaval chegou no século XIII com os portugueses. A festa nada mais era que uma grande brincadeira de atirar tintas, farinhas, ovos e águas uns nos outros. Depois cresceu tanto que, nos dias atuais, o carnaval tem a sua maior manifestação no Brasil.
No final da década de 20, surgiram os primeiros blocos e escolas de samba no Rio e os desfiles agradaram tanto que se estenderam aos bairros mais tradicionais de São Paulo. Hoje representados com muito glamour, artistas e celebridades, as escolas de samba realizam desfiles grandiosos.
Não podemos nos esquecer do carnaval de rua em todo o Brasil, do frevo e maracatu de Olinda e da Bahia, cujos trios elétricos arrastam multidões em Salvador, atraindo turistas do mundo todo.
Uma história rica, digna de uma grande festa!