domingo, 31 de janeiro de 2021
sábado, 30 de janeiro de 2021
Louva-a-Deus, um inseto "sobrenatural"! Ordem mantodea (Do grego, esse termo significa "aparência de profeta" (por causa das patas dianteiras reunidas em forma de mãos em oração). Essa bela espécie tem asas conforme as borboletas, o que faz dessa espécie uma mistura entre o gafanhoto e a borboleta. São animais venerados na China, existindo, inclusive, estilos de Kung-Fu inspirados em seus movimentos. Há também registros de civilizações antigas, como a Grécia, o Egito e a Assíria, que consideravam o Louva-a-Deus um animal com poderes proféticos e sobrenaturais, capaz de identificar a localização de objetos, animais ou pessoas perdidas em florestas. O voo do Louva-a-Deus remete a voos de caças de combate, conseguindo desviar de ataques de morcegos, um dos seus predadores, por meio de uma audição ultrassônica, executando ‘’mergulhos’’ durante o voo. O comportamento do grupo é complexo, parecendo haver grande capacidade de memorização e de aprendizagem. São insetos comumente mantidos como animais de estimação. Por essa e outras razões, não são poucas as pessoas que associam estes incríveis insetos a certa classe alienígena, a classe dos Mantis. Mas, de minha parte, eu prefiro contemplar nesses insetos uma perfeita amostra da natureza perfeita, vendo neles algumas correlações entre certos procedimentos de práticas e os estados de consciência alterada que nos permitem voar para outras dimensões.
sexta-feira, 29 de janeiro de 2021
quinta-feira, 28 de janeiro de 2021
O Tuim roubou pão na casa do João 😄! 🐦Tuim (Forpus Xanthopterygius) é o menor psitacídeo do Brasil, mede até 12cm, pesa em média míseros 26g e possui uma cauda curta em relação ao corpo, o que o diferencia de outros periquitos e o faz parecer menor ainda. Outra característica de destaque é o dimorfismo sexual, isto é, é possível diferenciar o macho da fêmea através da aparência externa. A principal delas é que o macho possui a região interna da asa de um azul vivo, enquanto a da fêmea é totalmente verde. Podemos encontrar essa simpática avezinha em uma pequena parte da Amazônia com predominância nas regiões nordeste, leste e sul do Brasil fazendo seus ninhos em ocos de árvores, Cupinzeiros, ninhos vazios de Pica-Paus e de João-de-Barro, como é o caso dessa menina da foto.
terça-feira, 26 de janeiro de 2021
segunda-feira, 25 de janeiro de 2021
domingo, 24 de janeiro de 2021
sexta-feira, 22 de janeiro de 2021
quinta-feira, 21 de janeiro de 2021
segunda-feira, 18 de janeiro de 2021
domingo, 17 de janeiro de 2021
sábado, 16 de janeiro de 2021
Cada temporada, Batuiruçus de axila preta (Pluvialis squatarola - Chorlo Gris/Árctico - Black-bellied Plover) são achadas nas costas de praticamente todos os continentes e cadeias de ilhas do planeta Terra. De seu território de reprodução na alta tundra ártica da Europa, Ásia e América do Norte, esta ave marinha voadora de 225g viaja para o sul durante o inverno. Na América, algumas voam apenas 3 a 4 mil quilômetros até as costas da América do Norte, enquanto outras viajam mais de 13 mil quilômetros até as costas do Brasil e do Chile. Algumas visitarão locais de água doce no Paraguai ou ilhas distantes como as Malvinas, Vila dos Remédios e Galápagos. Durante a época de reprodução, a parte inferior deste batuiruçu é de uma cor de ébano profundo; mas, ao visitar áreas temperadas e tropicais das Américas, ele veste a plumagem cinza salpicada das minhas imagens. Então, como você identifica um pássaro que parece não ter marcas óbvias de plumagem? Se deve prestar atenção as penas pretas das axilas que piscam como uma luz estroboscópica quando o pássaro voa!
sexta-feira, 15 de janeiro de 2021
quinta-feira, 14 de janeiro de 2021
quarta-feira, 13 de janeiro de 2021
terça-feira, 12 de janeiro de 2021
segunda-feira, 11 de janeiro de 2021
Assinar:
Postagens (Atom)