segunda-feira, 31 de maio de 2021

Dia de chuva, 💦 friozinho ❄ mas sempre avistamos o belo, Canário da Terra (Sicalis Flaveola).


 

Papa-taoca-do-sul (Pyriglena Leucoptera). É uma frequente seguidora de formigas de correição, sendo que sua presença numa determinada área é o melhor indício da presença destas formigas. Vocalizam especialmente em horários crepusculares, entretanto, ao encontrarem formigas de correição, costumam vocalizar incessantemente, indicando possivelmente para outras aves a localização da correição.


 

Tuim (Forpus Xanthopterygius).


 

Dia mundial dos papagaios! Arara-azul-grande (Anodorhynchus Hyacinthinus).


 

Pica-pau-do-campo (Colaptes Campestris), ave comum em campos e também principalmente em áreas rurais, desce ao solo para se alimentar de insetos principalmente os cupins.


 

As aves silvestres provavelmente estão mais presentes no seu dia a dia do que você imagina. Elas são animais essenciais para o equilíbrio ecológico. Veja a seguir, 8 influências que as aves têm na nossa vida! 1) Aves ajudam a plantar árvores; 2) Aves ajudam a proteger os animais de criação; 3) Aves mantêm os ambientes limpos e livres de doenças; 4) Aves comem insetos-praga e insetos que transmitem doenças; 5) Aves comem ratos e serpentes; 6) Aves são responsáveis pela polinização; 7) As aves alavancam o turismo; 8) As aves nos inspiram. Meu Canarinho Amarelo Betinho, hoje ele mora no Paraíso dos Bichinhos.🐥




 

Fim-fim, macho 🐦(Euphonia Chlorotica).


 

sexta-feira, 28 de maio de 2021

Petrim 🐦 (Synallaxis Frontalis).


 

O Saí-azul (Dacnis Cayana) se refresca 💦 enquanto a Rolinha-roxa (Columbina Talpacoti) aguarda na fila.



 

Martim-pescador-pequeno, fêmea (Chloroceryle Americana).


 

Alma de Gato (Piaya Cayana).


 

Japu 🐦(Psarocolius Decumanus).


 

Tecelão (Cacicus Chrysopterus), ave passeriforme da família Icteridae, mede cerca de 20,5cm e alimenta-se de frutas, flores, brotos, etc. Constrói ninho em forma de bolsa.


 

O Araçari-miudinho é uma ave piciforme da família Ramphastidae. Também chamado de Araçari-verde e Araçari-limão (Pteroglossus Viridis).


 

Garça-branca-grande (Ardea Alba), uma das garças mais comum no em rios, lagos e lagoas do Brasil, se alimenta de peixes, anfibios, repteis, roedores e até mesmo lixo, mede cerca de 65 e 104 centímetros de comprimento.


 

segunda-feira, 24 de maio de 2021

Curicaca (Theristicus Caudatus Caudatus).


 

Cambacica ou Sebinho, entre tantos nomes, (Coereba Flaveola). Se tem um passarinho que não economiza na pose para as cameras junto às flores, é esse pequeno tão comum. É uma das poucas aves que visita essas flores desta suculenta, nativa de Madagascar. Muito cuidado com a planta pois se ingerida pode causar envenenamento nos animais.


 

Gavião-belo (Busarellus Nigricollis) e uma corajosa Marreca-cabocla (Dendrocygna Autumnalis).


 

Beija-flor-de-veste-preta (Anthracothorax Nigricollis). A fêmea e o macho são de plumagens tão diferentes que parecem ser duas espécies separadas. Geralmente é visto contra a luz, de modo que o macho parece ser todo negro. Na verdade, somente o peito, a barriga e a garganta são negro-azulados, enquanto o resto a plumagem é verde garrafa forte. A cauda é toda vinho escuro, finamente bordejada de negro. Às vezes, pode ser vista entreaberta e a luz, atravessando-a, deixa perceber esse tom avermelhado.


 

Visitante do dia ➡ Pula-pula 🐦 (Brasileuterus Culicivorus).




 

quinta-feira, 20 de maio de 2021

A arquitetura de João-de-barro (Furnarius Rufus).




 

Ensaio do coral. 🐦🎶 Savacus (Nycticorax Nycticorax Hoactli) e Marrecas-caboclas (Dendrocygna Autumnalis Autumnalis).


 

Pica-pau-de-banda-branca (Dryocopus Lineatus) macho. Alimentação: alimentam-se de insetos, larvas, sementes e frutos. Sua alimentação é principalmente a base de insetos, especialmente brocas da madeira. Para encontrar a galeria vai dando batidas curtas na madeira até delimitar o final do túnel escavado pela larva. Nesse ponto, começa a dar fortes pancadas inclinadas, retirando lascas grandes da madeira até chegar ao canal. Retira a larva usando a longa língua, pegajosa e com cerdas na ponta, parecendo uma flecha. Procura formigas (Azteca sp.), seus ovos e pupas, perfurando galhos de embaúba (Cecropia sp.). Gosta também de frutas, como o abacate. Reprodução: vive em pares ou em grupos familiares, com o macho e a fêmea tamborilando em sequência longa e baixa. Na época de reprodução, ele escava um buraco em uma árvore da borda da mata ciliar, voltado para a abertura. Dessa maneira, pode entrar e sair sem ser atrapalhado por galhos. As fêmeas desta espécie de Pica-pau põem em média de 2 a 3 ovos, e o macho participa dos cuidados com a prole. Hábitos: habita o interior e as bordas de florestas altas, capoeiras, cerrados, campos e plantações com árvores esparsas. Vive solitário ou aos pares, arrancando a casca e “martelando” troncos e galhos maiores em busca de insetos, tanto em árvores vivas como mortas. Dormem sempre em ocos, onde também se abrigam da chuva pesada; alguns elaboram cavidades que servem para dormir, recolhem-se cedo para dormir.


 

A Cegonha Shoebill tem 1,50 m de altura e 2,5 metros de envergadura!😳



 

Jovens iniciando a carreira no UFA- Ultimate Fighting Aves. Façam suas apostas!🏆 Pipira-vermelha fêmea (Ramphocelus Carbo) e Tiê-preto jovem (Tachyphonus Coronatus).


 

Seriema (Cariama Cristata).