segunda-feira, 31 de maio de 2021
Papa-taoca-do-sul (Pyriglena Leucoptera). É uma frequente seguidora de formigas de correição, sendo que sua presença numa determinada área é o melhor indício da presença destas formigas. Vocalizam especialmente em horários crepusculares, entretanto, ao encontrarem formigas de correição, costumam vocalizar incessantemente, indicando possivelmente para outras aves a localização da correição.
As aves silvestres provavelmente estão mais presentes no seu dia a dia do que você imagina. Elas são animais essenciais para o equilíbrio ecológico. Veja a seguir, 8 influências que as aves têm na nossa vida! 1) Aves ajudam a plantar árvores; 2) Aves ajudam a proteger os animais de criação; 3) Aves mantêm os ambientes limpos e livres de doenças; 4) Aves comem insetos-praga e insetos que transmitem doenças; 5) Aves comem ratos e serpentes; 6) Aves são responsáveis pela polinização; 7) As aves alavancam o turismo; 8) As aves nos inspiram. Meu Canarinho Amarelo Betinho, hoje ele mora no Paraíso dos Bichinhos.🐥
sábado, 29 de maio de 2021
sexta-feira, 28 de maio de 2021
quinta-feira, 27 de maio de 2021
🍃 Hoje é um dia mais do que especial, 🎊 Dia 27 de maio é celebrado o Dia da Mata Atlântica, esse bioma incrível onde cerca de 72% dos brasileiros vivem, além de 890 espécies de aves (231 endêmicas, ou seja, exclusivas da Mata Atlântica) e inúmeras outras espécies. Seus ecossistemas nos fornecem recursos essenciais para vivermos bem, como água, alimentos, remédios, fibras e madeiras. A data foi criada para sensibilizar as pessoas sobre a importância da conservação da Mata Atlântica, e hoje vamos juntos compartilhar momentos lindos de celebração de um dos biomas mais biodiversos do mundo. Feliz Dia da Mata Atlântica! 💚
quarta-feira, 26 de maio de 2021
🐝Existem quase 30 mil espécies de abelhas pelo mundo e a produtividade natural delas, além do mel, geléia real e própolis, são fundamentais para o ecossistema com sua polinização. Proteger as abelhas é respeitar seu ciclo natural de produção. É compreender a complexidade e o encantamento da natureza.
terça-feira, 25 de maio de 2021
Garrinchão-de-barriga-vermelha. conhecido também como Marido-é-dia, Garrinchão-trovão e Corruiraçu, mede cerca de 14,5 cm de comprimento. Vive aos pares, procurando insetos em emaranhados de vegetação. Varia de incomum a localmente comum na vegetação em beiras de rios, clareiras em regeneração e matas de galeria, sendo mais freqüente próximo a água, inclusive em manguezais. Possui grande variedade de vocalizações sendo, por esse motivo, frequentemente confundido com outras espécies. É difícil de observar.
segunda-feira, 24 de maio de 2021
Cambacica ou Sebinho, entre tantos nomes, (Coereba Flaveola). Se tem um passarinho que não economiza na pose para as cameras junto às flores, é esse pequeno tão comum. É uma das poucas aves que visita essas flores desta suculenta, nativa de Madagascar. Muito cuidado com a planta pois se ingerida pode causar envenenamento nos animais.
Beija-flor-de-veste-preta (Anthracothorax Nigricollis). A fêmea e o macho são de plumagens tão diferentes que parecem ser duas espécies separadas. Geralmente é visto contra a luz, de modo que o macho parece ser todo negro. Na verdade, somente o peito, a barriga e a garganta são negro-azulados, enquanto o resto a plumagem é verde garrafa forte. A cauda é toda vinho escuro, finamente bordejada de negro. Às vezes, pode ser vista entreaberta e a luz, atravessando-a, deixa perceber esse tom avermelhado.
domingo, 23 de maio de 2021
sábado, 22 de maio de 2021
sexta-feira, 21 de maio de 2021
quinta-feira, 20 de maio de 2021
Pica-pau-de-banda-branca (Dryocopus Lineatus) macho. Alimentação: alimentam-se de insetos, larvas, sementes e frutos. Sua alimentação é principalmente a base de insetos, especialmente brocas da madeira. Para encontrar a galeria vai dando batidas curtas na madeira até delimitar o final do túnel escavado pela larva. Nesse ponto, começa a dar fortes pancadas inclinadas, retirando lascas grandes da madeira até chegar ao canal. Retira a larva usando a longa língua, pegajosa e com cerdas na ponta, parecendo uma flecha. Procura formigas (Azteca sp.), seus ovos e pupas, perfurando galhos de embaúba (Cecropia sp.). Gosta também de frutas, como o abacate. Reprodução: vive em pares ou em grupos familiares, com o macho e a fêmea tamborilando em sequência longa e baixa. Na época de reprodução, ele escava um buraco em uma árvore da borda da mata ciliar, voltado para a abertura. Dessa maneira, pode entrar e sair sem ser atrapalhado por galhos. As fêmeas desta espécie de Pica-pau põem em média de 2 a 3 ovos, e o macho participa dos cuidados com a prole. Hábitos: habita o interior e as bordas de florestas altas, capoeiras, cerrados, campos e plantações com árvores esparsas. Vive solitário ou aos pares, arrancando a casca e “martelando” troncos e galhos maiores em busca de insetos, tanto em árvores vivas como mortas. Dormem sempre em ocos, onde também se abrigam da chuva pesada; alguns elaboram cavidades que servem para dormir, recolhem-se cedo para dormir.
quarta-feira, 19 de maio de 2021
Assinar:
Postagens (Atom)