quinta-feira, 30 de setembro de 2021

Caneleiro-de-chapéu-preto fêmea (Pachyramphus Validus).


 

Pica-pau-de-banda-branca (Dryocopus Lineatus).


 

🐦 Topetinho-vermelho (Lophornis Magnificus), considerado um dos menores Beija-flor.


 

Nem as aves aquáticas estão aguentando um dia de sol escaldante e correm para a sombra de uma árvore. 👉 Marreca-cabocla (Dendrocygna Autumnalis).


 

Sanhaçu-papa-laranja (Pipraeidea Bonariensis).🍂


 

Saíra-preciosa (Tangara Preciosa). 🍂


 

Gavião-caramujeiro, macho (Rostrhamus Sociabilis). Pertence à família Accipitridae, e mede entre 39 e 48cm. Apresenta o bico curvo, o qual permite a retirada das partes moles dos caramujos (aruás), que são a base da sua alimentação.


 

sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Pintassilgo (Spinus Magellanicus) macho. Parque da Serra do Curral d'El Rey Pintassilgo (Spinus magellanicus) macho Parque da Serra do Curral d'El Rey Belo Horizonte-MG


 

Pica-pau-branco🐦(Melanerpes Candidus) também é conhecido como Birro ou Cri-Cri, sendo estes nomes referentes ao seu canto. Mede entre 24 a 29 centímetros e pesa entre 98 e 136 gramas. O macho adulto apresenta manto preto. Asas com as penas de voo marrom escuro. As coberteiras são pretas, apresentando leve coloração azul encoberta. A parte inferior das costas é branca. O uropígio é escuro amarronzado, mas com a base branca. As penas retrizes exteriores da cauda mostram manchas brancas. As partes inferiores, garganta, peito, ventre e crisso são brancos, mas podem apresentar uma coloração branco-creme ligeiramente lavada. Pode-se ver uma mancha amarela na parte inferior da barriga, às vezes atingindo até a parte inferior do peito. A coloração das penas na parte inferior das asas é marrom-acinzentado com as coberteiras pretas. A cabeça é branca e apresenta uma faixa loral escura e uma listra preta estreita da parte traseira inferior do olho que se curva para baixo atingindo até a parte superior do manto. Na nuca, algumas penas são mais longas e de coloração amarelo pálido. O bico é forte, reto e longo com ponta em formato de cinzel. Sua coloração é preta com uma base mais pálida, esverdeada ou esbranquiçada. Os olhos são brancos ou amarelo pálido. Eles são rodeados por um amplo anel periocular de coloração amarelo-dourado. Pernas e pés são acinzentados. A fêmea tem a plumagem semelhante à do macho, mas ela não tem as penas amarelas na nuca, e a listra preta da cabeça não é tão bem definida como no indivíduo do sexo masculino, sendo mais diluída ou embaçada. O juvenil apresenta a coloração um pouco mais marrom escuro do que preto, com a plumagem menos brilhante. As áreas brancas são tingidas de bege, e a mancha amarela na barriga é mais diluída. Os olhos são cinza com anel periocular azulado. O jovem macho tem as penas da cabeça amareladas que se estende desde a nuca até a coroa, enquanto que a jovem fêmea não apresenta a faixa amarela na nuca.


 

terça-feira, 21 de setembro de 2021

Para os Louros vale a regra “casou ficou”! Enquanto nos últimos 10 anos, o divórcio cresceu 160% no Brasil (Dados do IBGE), os Papagaios-verdadeiros, também chamados de "Louros", se casam para vida toda! A partir do terceiro ou quarto ano de vida os Louros procuram “seu par perfeito” ou “alma gêmea”, para “casar” e nunca mais separar. Como dizem por aí, juntos até que a morte os separe, ao que chamamos de monogamia. Hum ... e quando chega a primavera o casal se dedica integralmente a buscar uma cavidade, natural ou não, para chamar de “meu ninho”. Lá a fêmea deposita e incuba, por cerca de 29 dias, um a quatro ovos. Neste período, o macho, parceiro atencioso, busca e alimenta a fêmea no bico, para que ela não se distancie muito do ninho. Os filhotes nascem sem plumas e de olhos fechados, ao que chamamos de nidícolas. São, aproximadamente, dois meses de muito amor e dedicação do casal, para que os filhotes cresçam, ganhem o céu azul e voem livremente! Lindinha esta história de amor dos Louros, não acham?! Para nós, o importante mesmo é viver, pelo menos, uma linda história de amor, tipo “que seja eterna enquanto dure”, do jeitinho que cada um desejar!

 


Risadinha (Camptostoma Obsoletum) Tá aí uma ave que sua vocalização faz jus ao nome popular. 😄


 

Sanhaçu cinzento (Thraupis Sayaca).