domingo, 31 de outubro de 2021

Garça Vaqueira (Cattle Egret Bubulcus Ibis).


 

No ninho, logo teremos novos Araçarizinhos. 👉Araçari-castanho (Pteroglossus Castanotis).




 

A mamãe ou o papai Coruja-buraqueira (Athene Cunicularia), com seus filhotes. O casal estava guardando e vigiando a prole, uma estava em um arbusto ao lado, já a outra estava mais perto do ninho. Pelo fato do macho e a fêmea serem bem parecidos, fica dificil identificar quem é quem. Além desses quatro, haviam filhotinhos mais dentro da toca. Eles saíam e ficavam olhando tudo ao redor, como se estivessem aprendendo sobre o mundo novo que acabaram de conhecer. Claro que só podiam apreciar a vista com os pais por perto, e se os pais alertavam, logo voltavam para a toca.


 

Teque-teque (Todirostrum Poliocephalum). 👉É a menor espécie do gênero Todirostrum, sendo um Papa-moscas bem pequeno, aproximadamente 9 centímetros. De movimentos ligeiros, quase nunca fica imóvel.


 

Sanhaço-cinzento (Thraupis Sayaca). 👉O que será que um falou para o outro?! 😄




 

sábado, 30 de outubro de 2021

Murucututu-de-barriga-amarela (Pulsatrix Koeniswaldiana) baby. 👉Essa fofurice caiu do ninho, a árvore podre onde estava o oco do ninho não aguentou as chuvas e ventos. Desde então tem sido colocada em galhos altos e os pais continuam a alimentá-la todas as noites. De vez em quando caí no chão e é recolocada no alto das árvores. Vamos torcer para logo dar os primeiros voos e conseguir se empoleirar e ser mais independente.


 

Sabiá-gongá🐦(Saltator Coerulescens). 👉Mede entre 20,5 e 21 centímetros de comprimento e pesa entre 49 e 67 gramas. Apresenta coloração acinzentada coroa, face, manto e cauda de cor cinza escuro, as asas apresentam a coloração cinza azulada. Sobrancelha branca, curta e grossa que parte da região supraloral e termina pouco após os olhos. Bico escuro e forte. Duas manchas malares escuras estão presentes, característica das aves do gênero Saltator. Entre as manchas malares escuras apresenta coloração branca na garganta. O peito é cinza claro e o ventre também é cinza claro com tonalidade mais clara que a do peito, o crisso é castanho. Olhos de cor castanho escuro, tarsos e pés cinza escuro.


 

quinta-feira, 28 de outubro de 2021

Hora do almoço! 👉Savacu (Nycticorax Nycticorax).


 

Savacu de coroa (Nyctanassa Violácea). 👉No mangue, ele estava procurando caranguejo pois estava com ninho construído.


 

Pica-pau-branco (Melanerpes Candidus).


 

Andorinha-do-rio jovem (Tachycineta Albiventer).


 

Picapauzinho escamoso (Picumnus Albosquamatus). 👉Mede entre 10 e 11 centímetros de comprimento e pesa entre 9 e 11 gramas. O macho possui o alto da cabeça com penas vermelhas. Tamborilam nas árvores para demarcar território. Em um galho oco batem rapidamente uma sequência de pancadas com o bico. Esse som vai a grandes distâncias, avisando os vizinhos da presença dos donos do território.


 

domingo, 24 de outubro de 2021

O Gavião-peneira é uma ave accipitriforme da família Accipitridae. É conhecido também como Gavião-peneirador, Gavião-civil, Gaivota, Gavião-noiva, Peneira e Peneireiro-cinzento. Seu nome científico significa, do (grego) Elanus = referente ao gênero Elanus, Gavião; e do (grego) leukos = branco; e oura = cauda. 👉 Gavião do gênero Elanus com cauda branca. Características Mede entre 35 e 43 centímetros de comprimento e pesa entre 241 e 375 gramas. Sua envergadura mede entre 88 e 102 centímetros. Tem asas e cauda longas, partes superiores, peito e ventre são cinza-claros quase brancos, coberteiras superiores das asas formando larga mancha negra nos ombros, lados da cauda brancos. Partes inferiores brancas com uma nódoa negra na região da mão. As pernas são curtas e fortes e se apresentam na cor amarela. Os olhos do indivíduo adulto são de coloração vermelho intenso, circundados por uma orbita negra, bastante característicos a esta espécie. O bico é curto, negro e em forma de gancho, a base do bico é de cor amarela e larga, o que facilita a ave na tarefa de engolir suas pequenas presas. O imaturo não possui os olhos vermelhos característicos do indivíduo adulto, seu peito possui estrias castanhas. A cabeça apresenta estrias escuras. O manto escuro possui uma coloração pardacenta salpicado por pequenas manchas brancas. Tem uma música que faz citação a esta ave: “Gavião peneira, Gavião penerador, teu penerado me lembra, os quadris do meu amor”


 

Pardal (Passer Domesticus).


 

Juriti-pupu (Leptotila Verreauxi).


 

🙋Calma não é briga, é a preparação das novas gerações. 👉Pica-pau-verde-barrado, casal (Colaptes Melanochloros).

 


🐦Beija-flor-de-veste-preta. (Anthracothorax Nigricollis).


 

Bastou chover e lá está ele de novo! 💦 👉Gavião caracoleiro (Chondrohierax Uncinatus).

 


Quem-te-vestiu (Poospiza nigrorufa) é muito legal de ouvi-lo pronunciando seu próprio nome). 😄


 

quarta-feira, 20 de outubro de 2021

Gavião Carijó (Rupornis Magnirostris).


 

Peixe-frito-pavonino (Dromococcyx Pavoninus).


 

Cohecido como Dragão 🐉 👉passarinhar é preciso e conhecer para preservar. Chupim-do-brejo (Pseudoleistes Guirahuro).


 

Beija-flor-preto (Florisuga Fusca).


 

Estranho, esse Carcará (Carcara Plancus) estava zanzando sozinho e meio bobinho, com atitudes que eu jamais soube que uma ave dessa teria, estava se comportando como se fosse um pombo, andando no meio das pessoas, comendo restos das mesas e até enfeites de plástico.


 

Beber água no ribeirão, é bão! 👉 Besourinho-de-bico-vermelho (Chlorostilbon Lucidus).



 

Finalmente consegui ver o tal penacho vermelho. 👉Bentevizinho do penacho vermelho (Miozetetes Similis).