domingo, 30 de setembro de 2012



Periquito Rico (Brotogeris Tirica)
Também conhecido como: periquito verdadeiro, periquito e periquito verde.
Sua plumagem é basicamente verde. As partes inferiores e laterais da cabeça, peito e abdômen são verde amarelado. A base das asas é marrom oliváceo e as penas exteriores são azuis-violeta. Ao redor dos olhos existe um anel (perioftálmico) que é um cinza claro.
Sua alimentação é composta de
frutas, coquinhos de todos os tipos e também do fruto da paineira (perfuram e coletam as sementes nos meses de Junho a Agosto). Flores adocicadas, néctar, jerivá, mangas, jaboticabas, goiabas, laranjas e mamões e insetos e suas larvas.
São animais monogâmicos – ao que se sabem permanecem unidos por toda vida.
Constroem ninhos em cavidades de arvores ou nas bainhas foliares de palmeiras, junto ao tronco.
A expectativa de vida é em média 20 anos. Sua maturidade sexual ocorre entre 1 e 2 anos. Colocam em média 4 ovos (brancos) e a incubação dura cerca de 26 dias. Deixam o ninho 5 semanas após o nascimento dos filhotes.
Habitam florestas, áreas abertas, parques e jardins. Imitam com perfeição a vocalização de outros pássaros.
São freqüentemente visto em bando, costumam acordar cedo fazendo muito barulho (o que torna fácil o seu reconhecimento).
Os machos são mais tagarelas e com mais capacidade de imitar qualquer tipo de som. Costuma procurar seus alimentos nas copas das arvores mais altas.
Entre eles existem um comportamento (Allopreening) social onde os indivíduos executam a limpeza em outro individuo pertencente ao grupo; o motivo mais aceito para esse comportamento é a remoção de ectoparasitos, posicionamento hierárquico e restabelecimento do bom convívio.
Sua distribuição geográfica é no Brasil oriental (de Alagoas ao Rio Grande do Sul). É uma ave típica da Mata Atlântica.

Nenhum comentário: