segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Choró Boi, fêmea (Taraba Major).



Saracura Tres Potes (Aramides Cajaneus).


Tiê preto (Tachyphonus Coronatus).


🐦 Azulona (Tinamus Tao).


Saíra Viúva, macho (Pipraeidea Melanonota).


Em 1º de maio de 2020, um migrante de primavera de 22 gramas voltou para Magnolia Woods em Cape Ann. Cinco dias depois, mais 20 cantavam de todos os cantos desta floresta: "TI-chor, TI-chor, TI-chor, TI-chor." Eram Mariquitas de Coroa Ruiva (Seiurus aurocapilla - Reinitas Hornera) que haviam deixado o Caribe várias semanas antes. As fêmeas logo chegariam para construir seus ninhos abobadados escondidos entre as folhas secas do chão da floresta. Hoje, essas Mariquitas de Coroa Ruiva silenciaram e os poucos restantes estão contando os dias que estão ficando mais curtos e se preparando para a longa migração de volta para casa. Alguns ultrapassarão as ilhas do Caribe e visitarão a Colômbia e a Venezuela, enquanto muitos outros passarão o inverno na América Central e no sul do México. Boa sorte amiguinho e até maio próximo!


domingo, 30 de agosto de 2020

Saracura do Mato (Aramides Saracura).


Papa Formiga de Grota (Myrmoderus Squamosus).


Amiguinhos Itajubenses, MG-BR. 🐥


Bem-Te-Vi (Pitangus Sulphuratus), namorando no reflexo da janela. Não mais que de repente a agressividade aflorou, quando avistou a câmera!


Mergulhão pequeno (Tachybaptus Dominicus).


Gibão de Couro (Hirundinea Ferruginea).


Marreca Toicinho (Anas Bahamensis).


sexta-feira, 28 de agosto de 2020

Rendeira (Manacus Manacus).


Conheça o Saci, a ave misteriosa (Tapera Naevia). Possui um canto inconfundível, cheio de histórias e lendas. É muito rápido identificar o seu canto, porém visualizá-lo já não é uma tarefa fácil. Por isso, muitos acreditam que ele seja ventríloquo, isto é, canta em um lugar mas o som parece que vem do lado oposto. Possui o mesmo hábito do Chopim, de não construir ninhos. O Saci bota os ovos em um ninho de uma outra espécie, mas quando o seu filhote nasce ele mata os seus “irmãos” hospedeiros e continua pedindo comida para o pai enganado. Existem algumas lendas locais que cercam esta ave. Os caiçaras consideravam a ave como mau agouro ou má sorte. Outros acreditavam tratar-se do canto do Saci-Pererê. Alguns deles, ao saírem para caçar, desistiam da empreitada caso ouvisse o som desta ave pelo caminho.


Surucuá de Barriga Vermelha.


Garrincha de Bigode, mais conhecido pelos observadores de aves como Garrinchão Pai Avô (Pheugopedius Genibarbis). Canta em dueto muito alto, variado, surpreendente e bonito.


A América é abençoada como domínio exclusivo da família Icteridae, que inclui 105 espécies de troupiales (corrupião, encontrada), oropendolas (japu), caciques (iraúna, xexéu, guaxe), polícia, sargento e chupim. Este Tordo Sargento (Agelaius phoeniceus) é uma das aves mais comuns e difundidas na América do Norte e pode ser encontrado em habitats de água doce da Costa Rica ao Canadá. É um migrante de curta distância e se empoleira em bandos gigantes durante o inverno, o que pode prejudicar as safras sazonais. Na primavera, o Tordo Sargento macho encontra uma posição dominante e canta seu característico "Con-Cah-REEEE". Suas dragonas laranja são aumentadas e claramente militares, sugerindo um general comandante chamando as tropas à ordem. Na próxima vez que você encontrar um desses pássaros cantando em traje completo, pare um momento para observar e dizer olá como uma demonstração de seu respeito por esta bela força da natureza.


quinta-feira, 27 de agosto de 2020

Garça Moura (Ardea Cocoi).


Ao longo da história da humanidade e em todos os cantos do mundo, Andorinha de Bando (Hirundo Rustica), existiu. Esse parentesco com os humanos tornou as andorinhas lendárias, são arautos da primavera, guardiãs do calendário, símbolos da boa fortuna e para os cristãos, consoladores de Cristo na cruz. Essas aves fazem grandes migrações anuais entre os hemisférios norte e sul, uma jornada que fazem em enormes bandos. Espero que as famintas Andorinhas de Bando, em breve comecem sua jornada gradual de volta a lugares tão distantes como Brasil, Argentina e Chile.


Lavadeira Mascarada (Fluvicola Nengeta).


Coruja Orelhuda (Asio Clamator).


Ariramba Preta (Brachygalba Lugubris).


🐦 Araçari Banana (Pteroglossus Bailloni).


Fazendo biquinho 😂 Tucano de Bico Preto (Ramphastos Vitellinus).


Caburé (Glaucidium Brasilianum).


quarta-feira, 26 de agosto de 2020

Martim Pescador Verde (Chloroceryle Amazona).


Na fila da banana. Saí Azul fêmea (Dacnis Cayana), Gaturamo Verdadeiro macho, (Euphonia Violacea) e Sai Azul macho (Dacnis Cayana).


Bem-Te-Vi (Pitangus Sulphuratus).


Cigana cortejando (Opisthocomus Hoazin).


Tucano de Bico Preto (Ramphastos Vitellinus Pintoi).


Saíra Militar, Saíra de Lenço, Saíra de Pescoço Vermelho (Tangara Cyanocephala).


FÊNIX. Anu Branco (Guira Guira).


Bico Virado Carijó (Xenops Rutilans). Esse aí é bom de flexão com barra.


Marreca Pé Vermelho ou Ananaí (Amazonetta Brasiliensis) macho à direita e fêmea a esquerda.


Surucuá de Barriga Vermelha (Trogon Curucui).